DOENÇAS OCULARES - INFORMAÇÕES


O que é Catarata?


É a opacificação do CRISTALINO. O cristalino é a estrutura que corresponde a uma lente capaz de focalizar a imagem sobre a RETINA possibilitando uma VISÃO perfeita.


Qual a causa da Catarata?
Suas causas englobam diversos fatores, estando associada à nutrição, DIABETES, infecções, traumatismos, envelhecimento entre outros.


Todas as pessoas terão Catarata?
Provavelmente sim, pois a medida que a expectativa de vida da população aumenta a probabilidade de desenvolver a catarata é maior.


É comum se ouvir dizer que Catarata só acontece em pessoas idosas. É verdade?
Não, as causas de Catarata são bastante diversificadas. As Cataratas dos idosos (Catarata Senil) são as mais comuns e ocorrem devido ao envelhecimento do CRISTALINO, porém existem as Cataratas provocadas por Doencas Infecciosas, as Congênitas e medicamentosas.


Uma pessoa que tenha Catarata há aproximadamente 20 anos pode voltar a enxergar?
Sim, desde que esta Catarata não seja congênita e não existam patologias associadas a retirada do CRISTALINO opaco certamente devolverá sua VISÃO.


Existe tratamento de Catarata que não seja cirúrgico?
Não, toda Catarata exige uma intervenção cirúrgica para retirada do CRISTALINO opacificado.


Se uma pessoa não operar a Catarata pode ficar cego?
Sim, a Catarata é uma opacificação progressiva que pode com o decorrer dos anos prejudicar seriamente a VISÃO.


Quando se deve operar a catarata?
A decisão de quando operar deve ser tomada em conjunto com o seu médico. No passado havia a necessidade de esperar amadurecer a catarata em função da técnica que era utilizada, hoje com as novastécnicas cirúrgicas quando a pessoa comeca a não fazer aquilo que gosta e muda a maneira de viver em função das limitações impostas pela baixa da VISÃO provocada pela catarata está na hora de se submeter a cirurgia. Com as novas técnicas cirúrgicas a recuperação do paciente para retornar as suas atividades diárias normais se tornou mais rápida, não podendo de forma alguma a CIRURGIA ser banalizada, pois mais do que nunca envolve habilidade cirúrgica, instrumentais e materiais de boa qualidade.


Como se trata a catarata?
A única forma de se tratar a catarata é através da CIRURGIA. Atualmente é utilizada a técnica denominada de FACOEMULSIFICAÇÃO. Erroneamente alguns chamam cirurgia a laser. Essa técnica se baseia no princípio do ultra-som. É feita uma incisão de cerca de 3mmna CÓRNEA por onde se introduz uma sonda, e a catarata é quebrada e aspirada ao mesmo tempo. Após a retirada do CRISTALINO opacificado, é colocada uma LENTE INTRA-OCULAR rígida ou dobrável que pode ser de vários materiais, sendo os mais utilizados de acrílico ou silicone para compensar o grau do cristalino normal. A cirurgia é realizada com anestesia local com acompanhamento do anestesista, que controla os sinais vitais do paciente.


Posso me submeter à cirurgia de catarata mesmo que eu tenha diabetes ou glaucoma?
Sim. Os exames de sangue do diabético (ver DIABETES) deverão estar controlados. Quando é realizada a CIRURGIA de catarata o GLAUCOMA poderá ser controlado. É possível fazer as duas cirurgias simultaneamente. Converse com seu oftalmologista.


A cirurgia de catarata pode ser feita nos dois olhos no mesmo dia?
Não, recomendamos sempre operar o OLHO pior primeiro e quando ocorre a recuperação total então, operamos o outro olho. O prazo é em média de 30 dias, podendo haver variações dependendo da recuperação individual de cada um.


Tem que usar curativo no olho operado?
Ficaa critério do médico.


Quando é que eu vou começar a ver de novo?
A recuperação da VISÃO após a cirurgia varia em cada caso. Algumas pessoas melhoram a visão logo após a cirurgia. A visão pode ficar inicialmente um pouco embacada (ver VISÃO EMBAÇADA) devido ao processo de cicatrização, que deverá normalizar dentro de 30 dias.


Como ficará a minha visão após a cirurgia?
Se o principal problema de sua VISÃO for catarata, após a cirurgia sua visão restabelecerá totalmente. Entretanto, em alguns casos é normal o uso de ÓCULOS para leitura, dirigir e algumas atividades.


Quanto tempo após a cirurgia de catarata posso começar a dirigir?
Assim que estiver vendo com nitidez e estiver totalmente confortável você poderá começar a dirigir.


Por que operando a Catarata e implantando lente intra ocular o paciente precisa usar óculos?
Porque na CIRURGIA da Catarata é implantado uma lente artificial (ver LENTE INTRA-OCULAR) em substituição ao cristalino opacificado. Esta lente sendo unifocal dá VISÃO ideal apenas para uma determinada distância, para perto ou para longe (ver ÓCULOS).


Quanto tempo após a cirurgia vou ter meus novos óculos?
Em torno de 30 dias seu ÓCULOS será prescrito, podendo ser orientado a usar um óculos provisório de imediato.


A catarata pode voltar?
Não. Entretanto, meses ou anos após a cirurgia pode ocorrer uma opacificação da cápsula posterior, localizada atrás da lente intraocular, sendo tratado com aplicação do yag laser na clínica, não necessitando internamento.


Fonte: Instituto Benjamin Constant  http://www.ibc.gov.br/





O que é refração?

Ao passar pelo ar, pela água, pelo vidro, por lentes, pela câmara de televisão ou ao entrar em nossos olhos, os raios luminosos mudam de direção. Esta mudança é chamada refração. Graças à refração as imagens se formam na retina e podemos ver a olho nu ou pelas lentes de óculos, binóculos, microscópios, telescópios, etc.

O que é miopia?
A MIOPIA é um defeito da refração dos olhos. O míope só consegue focalizar o olhar para perto. Por isso não enxerga bem para longe. Quanto mais afastados os objetos, pior ele os vê. Quanto mais forte a miopia, mais perto ele tem de aproximar o objeto para conseguir vê-lo com nitidez.


Como se trata a miopia?
Com ÓCULOS, LENTES DE CONTATO ou operação. Em princípio os óculos podem ser usados em qualquer idade. O uso de lentes de contato é trabalhoso; exige cuidados especiais de manuseio, colocação e conservação. A operação é difícil, delicada e nem sempre consegue corrigir totalmente a miopia.

O que é hipermetropia?
A HIPERMETROPIA é um defeito da refração ocular. O hipermétrope tem de se esforçar para focalizar o olhar a qualquer distância. Ao contrário do míope, o hipermétrope tem mais dificuldade em enxergar para perto. Por isto a criança hipermétrope cansa os olhos à leitura e ao fazer os deveres da escola.


Como se trata a hipermetropia?
Trata-se com ÓCULOS, LENTES DE CONTATO ou operação. O tratamento da hipermetropia é mais difícil do que o da miopia porque quanto mais afastados os objetos, melhor o hipermétrope os vê. Por isso ele muitas vezes só quer usar óculos em atividades que exigem mais da visão: ler, escrever, trabalhar em COMPUTADOR, assistir TELEVISÃO. Como o uso de lentes de contato é trabalhoso, o hipermétrope quase sempre acaba se desinteressando delas. A operação para correção da hipermetropia é mais difícil do que a da miopia.


O que é astigmatismo e como se trata?
O ASTIGMATISMO é um defeito da refração dos olhos. A focalização do olho é diferente conforme a direção (vertical e horizontal; inclinada para um lado e inclinada para o outro). Por isso o astigmata enxerga fora de foco a qualquer distância. O astigmatismo pode se combinar com a MIOPIA ou com a HIPERMETROPIA. O tratamento mais fácil é feito com ÓCULOS. Se o astigmatismo não for muito forte as LENTES DE CONTATO podem dar bom resultado. A operação é ainda mais difícil do que na miopia e na hipermetropia. Somente o médico oftalmologista pode aconselhar o paciente sobre o melhor tratamento para miopia, hipermetropia e astigmatismo.


O que é vista cansada e como tratá-la?
Dentro dos olhos há uma LENTE natural, flexível, chamada CRISTALINO. Ao olhar para perto, um músculo também dentro do OLHO focaliza os olhos aumentando a curvatura do cristalino. Com o passar do tempo o cristalino vai perdendo a flexibilidade e o músculo já não consegue aumentar suficientemente sua curvatura. Depois dos 40 anos a focalização para perto vai se tornando mais difícil. É a chamada vista cansada, em linguagem médica PRESBIOPIA, a qual só afeta a visão para perto. O tratamento se faz com ÓCULOS só para perto, óculos com LENTES BIFOCAIS (lentes com linha divisória) ou LENTES PROGRESSIVAS também chamadas multifocais. Estas permitem focalizar a qualquer distância. Se a pessoa já tem MIOPIA, HIPERMETROPIA ou ASTIGMATISMO, a presbiopia se acrescenta a ela. Por isso as lentes bifocais e progressivas tem em cima o grau para miopia, hipermetropia ou astigmatismo e em baixo o grau para presbiopia somado ao grau da parte de cima. Existem LENTES DE CONTATO para presbiopia porém a adaptação a elas é difícil.


Qual o mehor tratamento para os defeitos de refração e para a vista cansada?
Ao sentir qualquer perturbação da visão procure o médico oftalmologista. Somente ele pode saber se é caso para ÓCULOS, LENTES DE CONTATO, operação ou outro tratamento. Se houver doença se iniciando o médico pode descobri-la e tratá-la antes que piore de forma irremediável.

E os exames de vista nas casas de óptica?
As ÓPTICAS não estão habilitadas a tratar doenças e afecções oculares. Só o médico oftalmologista está habilitado a examinar e tratar doenças dos olhos, receitar ÓCULOS e adaptar LENTES DE CONTATO. O óptico é o colaborador indispensável do médico oftalmologista. Desempenha um trabalho de precisão: escolher a armação mais adequada ao rosto e ao orçamento do cliente, preparar e montar as LENTES receitadas pelo médico.


Os óculos escuros descansam a vista?
As LENTES escuras de boa qualidade, com ou sem grau, protegem da luminosidade forte e também da radiação ultravioleta, que é prejudicial aos OLHOS. A radiação ultravioleta é invisível e por isso traiçoeira. Ao usar ÓCULOS escuros não é possível sentir se as lentes oferecem proteção à ultravioleta. As LENTES FOTOSSENSÍVEIS (ou fotocromáticas) de bons fabricantes são práticas porque, além da proteção à ultravioleta, escurecem e clareiam automaticamente conforme a luminosidade do ambiente. Embora mais caras, podem ser feitas sem grau ou em qualquer grau. Os fabricantes conceituados informam o nível de proteção à ultravioleta de suas lentes, sejam elas claras, escuras ou fotossensíveis, fornecendo ainda certificado de garantia de qualidade.


E as lentes anti-reflexo?
ANTI-REFLEXO é um tratamento aplicado às LENTES. Reduzindo os reflexos, oferece visão mais confortável principalmente à noite em ambiente com luzes brilhantes. A mímica do olhar do portador fica mais expressiva para seus interlocutores.

Fonte: Instituto Benjamin Constant http://www.ibc.gov.br/


______________________________________________________________________


Links Relacionados: 
Especialista em Cirurgia de Catarata

Atendimento Particular e Convênios:
     Unimed Paulistana
     Sul América Saúde
     Bradesco Saúde
     Mediservice
     Gama
     Marítima
     Correios
     Fundação Cesp
     Omint
     Unibanco 
     





CAS - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS NA ÁREA DA SAÚDE  - Fone: 96952-7032
Cirurgia de catarata